COVID cuidadores(as) de idosos:
pesquisa nacional sobre condições de trabalho
e saúde de quem cuida

Registro de Consentimento Livre e Esclarecido (RCLE)

Você está sendo convidado(a) para participar da pesquisa "Avaliação das condições de trabalho e saúde de cuidadoras de pessoa idosa em tempos de COVID-19", , a qual visa obter informações sobre o perfil das pessoas cuidadoras e os efeitos da pandemia de COVID-19 para as suas condições de trabalho e saúde.

Para participar, basta responder ao questionário a seguir. O tempo de preenchimento é de aproximadamente 7 minutos. Sua participação é anônima e inteiramente opcional.

Toda pesquisa com seres humanos possui riscos em tipos e gradações variadas. Nesse estudo, estes são mínimos. Sua participação não lhe trará benefícios diretos. As informações obtidas através da pesquisa poderão ser úteis para o planejamento de ações destinadas à melhoria das condições de trabalho das pessoas cuidadoras. Os resultados da pesquisa serão disponibilizados no nosso site: http://www.covid19.cuidadores.fiocruz.br.

Essa pesquisa é realizada sob a coordenação dos Profs. Daniel Groisman (EPSJV/Fiocruz) e Dalia Romero (ICICT/Fiocruz). Caso tenha alguma dúvida sobre essa pesquisa, você pode entrar em contato conosco, bem como com o Comitê de Ética da EPSJV/Fiocruz, nos endereços a seguir.

O Comitê de Ética é a instância responsável por examinar os aspectos éticos das pesquisas que envolvem seres humanos, zelando pela proteção à dignidade, autonomia e direitos dos participantes". A lei brasileira garante o direito de indenização, em caso de danos comprovadamente decorrentes da participação em pesquisas.

Pesquisa cuidadores(as) de idosos: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio - Fundação Oswaldo Cruz. Av Brasil 4365 - Sala 311 - Rio de Janeiro-RJ. CEP 21040-360. Tel/whatsapp: 21-973118913/ 3865-9748 . Email: cuidadores.epsjv@fiocruz.br

Comitê de Ética em Pesquisa da EPSJV/Fiocruz.. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio - Fundação Oswaldo Cruz. Av Brasil 4365 - Contêiner 7. Rio de Janeiro-RJ. CEP 21040-360. Tel:(21)3865-9809. Email: cep.epsjv@fiocruz.br



O texto deste documento estará disponível no site da pesquisa. Clique aqui para fazer o download de uma via do mesmo.